Pesquisa Google

terça-feira, 19 de maio de 2009

TURMA DA MONICA

Turma da Mônica compreende um grupo de personagens de história em quadrinhos criado por Mauricio de Sousa.
É o maior dos grupos (chamados de "turmas") de personagens criadas pelo cartunista, possuindo ainda uma série de minigrupos, nos quais as personagens passam por várias peripécias cotidianas. O termo pode se referir também a todas as personagens já criadas por Mauricio, mas que, a rigor, não fazem parte da "Turma da Mônica", tais como as personagens da Turma da Mata ou da Turma do Penadinho. A mais nova novidade da Turma Da Mônica, é a Turma da Mônica Jovem, lançado em agosto de 2008.

CRIAÇAO:

Maurício de Sousa, então repórter policial da Folha da Manhã, no ano de 1959 ofereceu aos redatores do jornal uma tira em quadrinhos sobre um cãozinho e seu dono, Bidu e Franjinha. Nos anos seguintes foram lançados Cebolinha e, em seguida, Chico Bento, Cascão, Magali e Pelezinho, entre outras.
A Turma da Mônica pode ser encontrada em diversas mídias como livros, jornais, desenhos animados, CD-ROM, games, internet e discos. A "Turma" na verdade consiste de 12 turmas:
Turma da Mônica
Turma do Chico Bento
Turma do Horácio
Turma do Penadinho
Turma do Piteco
Turma da Tina
Turma do Papa-Capim
Turma da Mata
Turma do Astronauta
Turma do Ronaldinho Gaúcho
Turma do Pelezinho
Turma da Mônica Jovem

Turma do Chico Bento
Ver artigo principal: Turma do Chico Bento
Turma de personagens cujas histórias acontecem em uma cidade no interior de São Paulo, a Vila Abobrinha, onde as fazendas são grande parte da cidade. Originalmente o principal personagem era o Zé da Roça e o Chico, um coadjuvante.
A Turma do Chico Bento mora neste lugar, onde ficam as fazendas do Chico Bento e do Nhô Lau, do qual os meninos roubam goiabas das árvores, a escola da Professora Marocas e o centro da cidade, onde ficam os armazéns e a igreja do Padre Lino
Lá também acontecem várias quermesses típicas do interior.

Turma do Bidu
Ver artigo principal: Turma do Bidu
Bidu (1959) - É um cão azul, inspirado em um Schnauzer cor sal-pimenta, meio azulada (nas primeiras edições, o Bidu era cinza). O primeiro personagem de Mauricio, cachorro do Franjinha. Inicialmente fazia aparições apenas com a turminha, se comportando como um cachorro, mas com o tempo ganhou um outra 'dimensão' estreando historias solo, como ator, personagem e se comportando como quase humano, satirizando as proprias histórias.
Bugu (1972) - "Alô, mamãe!". Amplamente desgostado e desprezado pelo Bidu por tentar roubar-lhe a cena, Bugu é sempre chutado para fora pelo mesmo ao final das histórias. Seu maior dom é fazer imitações, mas sem talento nenhum.
Manfredo (1982) - É um cachorro que faz tudo nas histórias do Bidu (nas histórias de bastidores): contra-regra, braço-direito, secretário, assistente, produtor, enfim, o que for preciso.
Duque (1973) - O melhor amigo do Bidu. Esperto e simpático, está sempre convidando o Bidu para acompanhá-lo nos passatempos caninos, como correr atrás de pneus.
Zé Esquecido - Antigo personagem que voltou a aparecer. Amigo do Bidu, famoso por se esquecer de tudo que faz ou deixou de fazer, irritando todos a sua volta.
Dona Pedra - Uma pedra com quem Bidu fala (e que surpreendentemente também fala ). Às vezes filosofa e reclama (até demais) da vida.
Mister B - Sátira em cima do mágico Mr. M. Mister B ensinava como eram feitos os truques dos quadrinhos, como as pedras falantes, as caminhadas no ar e os personagens 'imorríveis'.
Zé Gordão - Personagem excluido que voltou a aparecer. Sofre com seu excesso de gordura, é conhecido também por ser 'babão'.
Buguinho (1982) - Sobrinho do Bugu que, com suas peraltices, chegou a deixá-lo doente numa clínica de repouso.
Théo - Faz pontas nas historias do Bidu, mencionado uma ou outra vez.
Pequinês - É um cão da raça pequinês, que o Bidu e o Duque sempre caçoam por causa daquela cara.
Fifi - Conhecida como a Cachorrinha mais fofa da rua, é motivo de disputa entre Bidu e Duque.
Dona Árvore - É a segunda opção do Bidu quando a Dona Pedra não está de bom humor.
Juninho - O sobrinho pentelho do Bidu, quando chega, mexe e destrói tudo em sua volta.
Linguicinha - Amigo de Bidu e Duque. Vive tropeçando nas orelhas.
Biduza Leitão - Prima do Bidu, é azul como ele.

Turma do Horácio
Ver artigo principal: Turma do Horácio
Horácio é um dos principais personagens de Mauricio. Comenta-se que, na verdade, é um alter-ego do próprio autor, através do qual ele pode expressar sua opinião e filosofar .
Suas histórias geralmente não tem fins humorísticos e sim reflexivos acerca de vários assuntos.
Horácio - Tão ingênuo quanto filósofo, Horácio é um filhote órfão de Tiranossauro rex, mesmo que não pareça, pois é meigo, amigo, gentil, solidário, e, o mais surpreendente, herbívoro, sendo seu prato predileto alface. Nasceu de um ovo abandonado ao sol e até hoje procura saber quem é a sua mamãe. É o único personagem cujas histórias são apenas escritas pelo próprio Maurício.
Lucinda - É uma dinossaura muito apaixonada por Horácio. Por mais que ele sempre diga que é muito novo para casar ou namorar, no fundo no fundo, já demonstrou em várias histórias que também sente um certo afeto por ela...
Tecodonte - É o melhor amigo de Horácio, mas quase nunca concorda com as idéias "solidárias" do Horácio, como quando na história em que ele caiu, mas Horácio não riu dele.
Antão - É um grande e peludo filhote de mamute, muito amigo de Horácio. No inverno, protege Horácio da neve.
Napões - Uma espécie totalmente diferente de todas as outras que povoavam a Terra na Pré-Históra, hoje não existe nem sinal de que eles realmente tenham vivido por aqui. Vivem em sociedade formando uma grande família e são liderados por um rei.
Alfredo - É um pterodactilo que, junto de sua companheira, cuidou de Horácio quando ele era filhote, pois o Horácio não tem mãe. Continuam muito amigos, e Horácio gosta de voar nas costas dele.
Simone - Outra dinossaura apaixonada por Horácio, ela é rival de Lucinda.
Carlota - É a companheira do Alfredo, raramente apareçe nas histórias.
Brontossauro - É um enorme, gordo e desajeitado brontossauro, muito doce e delicado como uma criança. Assim como Horácio, é muito sonhador. O seu apelido é Bronto.
Esteguinho - Esteguinho é um filhotinho de estegossauro que gosta de ouvir histórias do Horácio, e raramente aparece nas histórias.
Estego - Estego é um estegossauro amigo de Horácio, que raramente aparece nas historinhas.
Ab e Surdo - Dois seres, misturas de grifo, dragão, cão, ave... vivem na pré história de Horácio, são famintos e trapaceiros.
Super-Horário - Após ser atingido por um côco, este vira um super-herói que ajuda seus amigos dinossauros. Já apareceu em uma história do Parque da Mônica.
Cumpinchins - São uns olhinhos que vivem nas cavernas. Ninguém sabe como são os Cumpinchins.
Anossauro - Dinossauro velho, sábio e conselheiro.
Zé - Macaco falante e sapeca, amigo de Horácio. Raramente aparece.
Natus - Amigo de Horácio. Praticamente, só apareceu em uma história

Nenhum comentário:

Novidades: sobre o blog

Grupos do Google
Participe do grupo grupoapaixonados
E-mail:
Visitar este grupo
Powered By Blogger